• Menu
Home » O monumento e o viaduto de Glenfinnan na Escócia

O monumento e o viaduto de Glenfinnan na Escócia

Há uns dias atrás escrevi sobre o impressionante Parque Nacional de Cairngorm na Escócia e sobre algumas das coisas que fizemos, então agora é hora de escrever sobre outra parte dessa nossa viagem incrível.
Depois de passar o dia no parque, dirigimos até Spean Bridge e dormimos por lá.
A cidade é pequena e sinceramente não há muito para se ver ou fazer, mas como fica no caminho para o Parque Nacional e também está perto de Fort William e Ben Nevis, a cidade está cheia de acomodações e pequenos hotéis.
Pelo que eu vi, ali é também um ponto de partida para as várias trilhas existentes na área.
Enfim, no dia seguinte acordamos cedo e fomos até Nevis Range Mountain Experience em Ben Nevis que é a montanha mais alta na Inglaterra.
Como chegamos lá muito cedo, a gôndola estava fechada e não queríamos esperar 40 minutos até que abrisse (abre as 10hrs no verão), acabamos indo embora. Uma pena, porque dizem que a vista lá de cima é incrível.
Eu sei que você pode caminhar até lá, mas nós não tínhamos muito tempo e verdade seja dita, eu não estava com vontade de encarar o desafio e subir a montanha à pé.
A gôndola fica aberta durante o ano todo, exceto em novembro, quando é fechada para manutenção anual. Mais informações aqui: https://www.nevisrange.co.uk/mountain-gondola/times-and-prices/
Gente, eu não acredito que eu esqueci completamente de tirar fotos do Ben Nevis… Eu ainda estou aprendendo como ser uma blogueira! Sinto muito!
Depois de Ben Nevis, nós dirigimos até Glenfinnan e eu tenho que dizer que a paisagem no caminho para lá foi surpreendente. Você dirige ao longo do Loch Eil assim como o trem a vapor Jacobite faz e é uma viagem muito bonita. Estava um dia claro, então as montanhas se refletiam no lago e era lindo demais.
Só que ao mesmo tempo, tinha uma certa névoa que não deixava com que as fotos ficassem boas…
Glenfinnan Monument, ScotlandGlenfinnan Monument é uma homenagem àqueles que morreram lutando na causa jacobita. Faz parte do National Trust for Scotland. Ali você pode caminhar perto do lago, ver o monumento e depois subir para ver o viaduto.
O endereço para colocar no GPS é: PH37 4LT. Os membros do NT podem estacionar gratuitamente, ou há uma pequena taxa para não-membros.
Glenfinnan Monument, Scotland Glenfinnan Monument, ScotlandGlenfinnan Viaduct é o famoso viaduto mostrado em um dos filmes do Harry Potter e também está em algumas das notas escocesas de £10 feitas pelo Bank of Scotland.
Do estacionamento, você faz uma caminhada de uns 10 minutos até o topo de uma colina e ali você terá uma vista incrível do viaduto, do monumento e das montanhas ao redor. Infelizmente, não é possível subir quem usa cadeira de rodas ou tem alguma dificuldade motora, pois é uma trilha rochosa um tanto quanto íngreme.
Glenfinnan Viaduct, ScotlandNós tivemos muita sorte porque o trem passou exatamente quando estávamos no topo e foi muito legal ver o “Expresso de Hogwarts” passando, buzinando e fazendo fumaça.
Mais tarde, descobrimos que o trem passa no viaduto todos os dias às 10h55 ou 15h00 (em direções diferentes).
The Jacobite Steam Train, Harry Potter, Glenfinnan, Scotland 1No entanto, o horário do trem muda dependendo do período do ano, portanto, certifique-se de verificar antes de ir. Você tem que estar no topo da colina aproximadamente 15-20 minutos após o trem partir de Fort William, pois o trem cruza o viaduto em torno de 30 minutos depois da saída.
Você também pode ver o trem no caminho de volta de Mallaig e esse deve aparecer cerca de 45 minutos antes do trem chegar em Fort William. Aqui você pode verificar esses horários: https://www.westcoastrailways.co.uk/jacobite/dates-times-prices-jacobite-steam-train.cfm
The Jacobite Steam Train, Harry Potter, Glenfinnan, ScotlandDepois que deixamos Glenfinnan, fomos para Fort William, que fica a apenas 17 milhas (27 km) de distância, mas paramos ali somente para almoçar e não vimos nada na cidade.
O engraçado é que descobrimos que não há forte em Fort William. Ele foi demolido há muito tempo atrás e hoje em dia há apenas alguns restos dele, como parte da parede e seu arco de entrada que leva ao rio e ao lago.
Fort William, ScotlandDepois do nosso almoço, fomos a Glencoe onde nosso “queixo caiu” de tão lindo que é o lugar. Mas isso é um tema para um próximo post…