Home » As maravilhosas praias do sul da ilha de Hvar na Croácia

As maravilhosas praias do sul da ilha de Hvar na Croácia

Em junho de 2006, fui à Croácia pela primeira vez e me apaixonei por aquele país incrível.
Naquela época, o país não estava no radar turístico e poucos conheciam e visitavam as suas ilhas e praias paradisíacas. Em comparação, hoje em dia a cidade de Hvar é a “nova” Ibiza, com várias de boates, bares e restaurantes cheios de turistas e celebridades.

Porém na época, tinha uma promoção muito boa de voo e hotel para a ilha de Hvar, mais precisamente para Jelsa, uma pequena cidade na costa norte, então decidimos ir, sem nem ao certo saber como chegaríamos lá.

Onze anos depois, voltamos à Croácia para nossas férias de verão e passamos 5 dias na maravilhosa ilha de Korčula (leia mais aqui) e 9 dias na Makarska Riviera.
Então, um dia, decidimos revisitar Hvar, para ver como aquela ilha deslumbrante estava depois de tantos anos.

Como estávamos em Tučepi, na Makarska Riviera e estávamos de carro, fomos para Drvenik, onde pegamos um ferry para Sućuraj, na ilha de Hvar.
O ferry da Jadrolinija leva apenas 35 minutos e o cenário é impressionante. Mais informações sobre horários e preços aqui.

Sućuraj, Hvar Island, Croatia

De Sućuraj, seguimos em direção a Jelsa, além de conferir algumas praias diferentes no caminho.
Se você quiser ir diretamente, leva cerca de 1 hora para Jelsa e 1 hora e 30 minutos até a cidade de Hvar.

No entanto, devo dizer que as estradas são um pouco complicadas e, para quem sente náuseas em estradas sinuosas, essa não é uma boa opção.
Além disso, pela minha experiência, o lado Oeste da ilha é bem mais desenvolvido que o Leste e isso se reflete nas estradas.

No caminho para Jelsa, como já mencionei, paramos em algumas praias de tirar o fôlego, como Mlaska, Smrska, Uvala Kozja – Bogomolje, Zavala e Veprinova, a minha favorita.

Todas estavam quase vazias pois era Setembro, ou seja, final de temporada. Normalmente nós viajamos em Junho ou Setembro, pois os lugares estão mais vazios e a gente consegue aproveitar melhor.

MLASKA

É uma baía muito bonita, na costa norte da ilha, perto do porto de ferry de Sućuraj.
Ao redor da baía, fica um camping que disponibiliza lugares para caravanas e bungalows e um restaurante. Além de uma praia para praticantes de nudismo (fkk).

Mlaska, Hvar Island, Croatia

SMRSKA

Está localizada no lado sul da ilha de Hvar, perto da vila de Gdinj e faz parte do vale de Gdinjske.
Não tem estacionamento, então você deve deixar o carro na beira da estrada mesmo.

A baía tem uma pequena doca e não possui areia mas sim um cascalho fino e pedras, além de ser rodeada por lindos pinheiros. Definitivamente, um lugar calmo e tranquilo para quem quer estar longe da muvuca das cidades maiores.

Smrska, Hvar Island, Croatia

UVALA KOZJA

Na realidade, esta pequena baía da foto abaixo fica entre Smrska e Kozja e a encontramos explorando as estradas minúsculas no caminho que estávamos fazendo.
Esqueci de salvar no mapa, por isso não consigo mostrar a localização exata.

South Hvar Island, Croatia

Já a praia da foto abaixo, é a Kozja mesmo. Porém não paramos nela. Mas como podem ver, mais uma praia no meio da nada, com águas transparentes de uma cor maravilhosa.
Na realidade, não tem como dar errado cem qualquer praia da região sul de Hvar.

Uvala Kozja, Bogomolje, Hvar Island, Croatia

VEPRINOVA

É um pouco mais desenvolvida que as outras praias. Inclusive eu imagino que na alta temporada deve ficar mais lotada que as outras que comentei acima.
Tem alguns apartamentos e quartos para alugar e um pequeno restaurante que serve um peixe delicioso, tendo como cartão postal uma vista incrível do mar de cor turquesa.
Como fui em Setembro, a praia estava vazia e foi o meu lugar favorito!

Veprinova, Hvar Island, Croatia

ZAVALA

Fomos a Zavala no final do dia e não tivemos muito tempo para explorá-la, pois queríamos ir a Jelsa antes de pegar o ferry de volta à Makarska.
O vilarejo oferece uma vista incrível para a ilha de Šćedro, Korčula e península de Pelješac.

Há muitas acomodações para alugar na área e alguns restaurantes para apreciar o famosos vinho, que inclusive dizem que é o melhor da ilha de Hvar.
A praia é com cascalho e tem uma água cristalina, onde as famílias podem desfrutar sem preocupação.

Zavala, Sul Hvar Island, Croácia

Infelizmente, ao contrário de 2006, onde passei uma semana explorando Hvar, dessa vez eu só tinha um dia e gostaria de ter tido mais tempo para explorar outras praias e cidadezinhas pitorescas.

Naquela época exploramos somente o lado oeste da ilha. No entanto, não tenho muitas fotos e acredito que a maioria dos lugares mudou um pouco, então prefiro não escrever sobre aquela experiência anterior.

Mas, como podem ver, eu amo a Croácia! As pessoas, a culinária, as praias, a arquitetura, enfim, acho tudo incrível e sem dúvidas, espero voltar em breve para conhecer outras ilhas.

E não deixe de ler sobre o adorável vilarejo de Jelsa nesse post aqui. Deixe um comentário ou assine nossa newsletter para receber a notificação.