Home ¬Ľ As maravilhosas praias do sul da ilha de Hvar na Cro√°cia

As maravilhosas praias do sul da ilha de Hvar na Cro√°cia

Em junho de 2006, fui à Croácia pela primeira vez e me apaixonei por aquele país incrível.
Naquela √©poca, o pa√≠s n√£o estava no radar tur√≠stico e poucos conheciam e visitavam as suas ilhas e praias paradis√≠acas. Em compara√ß√£o, hoje em dia a cidade de Hvar √© a “nova” Ibiza, com v√°rias de boates, bares e restaurantes cheios de turistas e celebridades.

Porém na época, tinha uma promoção muito boa de voo e hotel para a ilha de Hvar, mais precisamente para Jelsa, uma pequena cidade na costa norte, então decidimos ir, sem nem ao certo saber como chegaríamos lá.

Onze anos depois, voltamos √† Cro√°cia para nossas f√©rias de ver√£o e passamos 5 dias na maravilhosa ilha de Korńćula (leia mais aqui) e 9 dias na Makarska Riviera.
Ent√£o, um dia, decidimos revisitar Hvar, para ver como aquela ilha deslumbrante estava depois de tantos anos.

Como est√°vamos em Tuńćepi, na Makarska Riviera e est√°vamos de carro, fomos para Drvenik, onde pegamos um ferry para Suńáuraj, na ilha de Hvar.
O ferry da Jadrolinija leva apenas 35 minutos e o cen√°rio √© impressionante. Mais informa√ß√Ķes sobre hor√°rios e pre√ßos aqui.

Suńáuraj, Hvar Island, Croatia

De Suńáuraj, seguimos em dire√ß√£o a Jelsa, al√©m de conferir algumas praias diferentes no caminho.
Se você quiser ir diretamente, leva cerca de 1 hora para Jelsa e 1 hora e 30 minutos até a cidade de Hvar.

No entanto, devo dizer que as estradas são um pouco complicadas e, para quem sente náuseas em estradas sinuosas, essa não é uma boa opção.
Além disso, pela minha experiência, o lado Oeste da ilha é bem mais desenvolvido que o Leste e isso se reflete nas estradas.

No caminho para Jelsa, como j√° mencionei, paramos em algumas praias de tirar o f√īlego, como Mlaska, Smrska, Uvala Kozja – Bogomolje, Zavala e Veprinova, a minha favorita.

Todas estavam quase vazias pois era Setembro, ou seja, final de temporada. Normalmente nós viajamos em Junho ou Setembro, pois os lugares estão mais vazios e a gente consegue aproveitar melhor.

MLASKA

√Č uma ba√≠a muito bonita, na costa norte da ilha, perto do porto de ferry de Suńáuraj.
Ao redor da baía, fica um camping que disponibiliza lugares para caravanas e bungalows e um restaurante. Além de uma praia para praticantes de nudismo (fkk).

Mlaska, Hvar Island, Croatia

SMRSKA

Est√° localizada no lado sul da ilha de Hvar, perto da vila de Gdinj e faz parte do vale de Gdinjske.
Não tem estacionamento, então você deve deixar o carro na beira da estrada mesmo.

A baía tem uma pequena doca e não possui areia mas sim um cascalho fino e pedras, além de ser rodeada por lindos pinheiros. Definitivamente, um lugar calmo e tranquilo para quem quer estar longe da muvuca das cidades maiores.

Smrska, Hvar Island, Croatia

UVALA KOZJA

Na realidade, esta pequena ba√≠a da foto abaixo fica entre Smrska e Kozja e a encontramos explorando as estradas min√ļsculas no caminho que est√°vamos fazendo.
Esqueci de salvar no mapa, por isso não consigo mostrar a localização exata.

South Hvar Island, Croatia

Já a praia da foto abaixo, é a Kozja mesmo. Porém não paramos nela. Mas como podem ver, mais uma praia no meio da nada, com águas transparentes de uma cor maravilhosa.
Na realidade, n√£o tem como dar errado cem qualquer praia da regi√£o sul de Hvar.

Uvala Kozja, Bogomolje, Hvar Island, Croatia

VEPRINOVA

√Č um pouco mais desenvolvida que as outras praias. Inclusive eu imagino que na alta temporada deve ficar mais lotada que as outras que comentei acima.
Tem alguns apartamentos e quartos para alugar e um pequeno restaurante que serve um peixe delicioso, tendo como cartão postal uma vista incrível do mar de cor turquesa.
Como fui em Setembro, a praia estava vazia e foi o meu lugar favorito!

Veprinova, Hvar Island, Croatia

ZAVALA

Fomos a Zavala no final do dia e não tivemos muito tempo para explorá-la, pois queríamos ir a Jelsa antes de pegar o ferry de volta à Makarska.
O vilarejo oferece uma vista incr√≠vel para a ilha de ҆ńáedro, Korńćula e pen√≠nsula de PeljeŇ°ac.

H√° muitas acomoda√ß√Ķes para alugar na √°rea e alguns restaurantes para apreciar o famosos vinho, que inclusive dizem que √© o melhor da ilha de Hvar.
A praia é com cascalho e tem uma água cristalina, onde as famílias podem desfrutar sem preocupação.

Zavala, Sul Hvar Island, Cro√°cia

Infelizmente, ao contrário de 2006, onde passei uma semana explorando Hvar, dessa vez eu só tinha um dia e gostaria de ter tido mais tempo para explorar outras praias e cidadezinhas pitorescas.

Naquela época exploramos somente o lado oeste da ilha. No entanto, não tenho muitas fotos e acredito que a maioria dos lugares mudou um pouco, então prefiro não escrever sobre aquela experiência anterior.

Mas, como podem ver, eu amo a Cro√°cia! As pessoas, a culin√°ria, as praias, a arquitetura, enfim, acho tudo incr√≠vel e sem d√ļvidas, espero voltar em breve para conhecer outras ilhas.

E não deixe de ler sobre o adorável vilarejo de Jelsa nesse post aqui. Deixe um comentário ou assine nossa newsletter para receber a notificação.
Tenham um ótimo dia!

Compartilhe:

Deixe seu recado:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 coment√°rio

• Lugar muito lindo! N√£o √© de se admirar que hoje em dia √© muito mais frequentado que antigamente, pois a vista √© de cart√£o postal mesmo!
    Única coisa que não ia me dar bem é nas estradas, pois geralmente passo mal quando tem muito vai e vem! Mas dependendo do destino sempre vale a pela! Fantástico!