Home ¬Ľ A ilha de Korńćula na Cro√°cia

A ilha de Korńćula na Cro√°cia

Muitas pessoas falam que Korńćula tem algumas das melhores praias da Cro√°cia e eu tenho que concordar que √© um dos lugares mais bonitos que j√° estive.
Com mais de 240 km de costa, sendo 47km de Leste à Oeste e em torno de 7-8 km de Norte à Sul, a ilha faz parte da região do Sul da Dalmácia e oferece uma variedade de praias com águas transparentes e de uma cor inigualável, enseadas escondidas e uma paisagem lindíssima com seus vários vinhedos, onde alguns deles, você pode visitar e você pode visitar e saborear o delicioso vinho produzido lá.
Korńćula, Croatia
Como não há aeroporto na ilha, você precisará voar para Split ou Dubrovnik. E como queríamos ter mais flexibilidade e explorar o arquipélago, alugamos um carro em Split e de lá pegamos uma balsa Jadrolinija para Vela Luka.
Para pegar a balsa ou o catamarã em Split, você pode comprar o bilhete não apenas online, mas também no quiosque que fica no endereço: Gat Sv. Duje bb, que é inclusive de onde a balsa sai.
N√≥s compramos o ticket no dia pois achamos que era mais seguro, j√° que n√£o sab√≠amos ao certo que horas n√≥s chegar√≠amos em Split, pois nosso v√īo poderia atrasar ou qualquer outro imprevisto poderia acontecer. Al√©m disso, n√£o t√≠nhamos certeza qual deles poder√≠amos colocar o carro, qual deles iria diretamente para Vela Luka, etc.
Para duas pessoas e para o carro, pagamos 590 kunas (60 kunas por pessoa e 470 kunas pelo veículo) em setembro de 2018 e, pelo que vi, este ano o valor permanece o mesmo.
A balsa da Jadrolinija, opera três vezes por dia no verão: o ferry faz a viagem duas vezes e o catamarã uma vez. No inverno, o trajeto é feito 2 ou 3 vezes por dia, dependendo do dia da semana.
Só pra você entender, o ferry pode ir passageiros a pé (ou de bicicleta) e veículos e no catamarã, apenas os passageiros sem veículos, ok?
Ferry Jadrolinija, Croatia
Agora, se se voc√™ quiser ir direto de Split para Korńćula Town, que fica no lado Leste da ilha, no site da Jadrolinija mostra que h√° apenas um catamar√£ por dia.
No entanto a empresa Krilo Kapetan Luka faz o trajeto com mais frequência, mas confesso que achei o cronograma um pouco confuso no site deles.
Pra ser sincera, quando pesquisei, encontrei muita informa√ß√£o confusa sobre as viagens √† cidade de Korńćula. Portanto, o melhor √© chegar e ir direto ao porto de Split e obter informa√ß√Ķes nos quiosques da pr√≥pria empresa pois estas ser√£o 100% confi√°veis.
Mas, se voc√™ tiver algumas dicas sobre como os hor√°rios das balsas para Korńćula Town, por favor, compartilhe conosco!
Vela Luka, Korńćula, Cro√°cia
Vela Luka
Mas enfim, continuando, a balsa para Vela Luka leva aproximadamente 3 horas e meia e é meio chatinho, então o ideal é ter algo para passar o tempo. Já o catamarã é um pouco mais rápido e leva cerca de 2 horas.
Dentro do ferry tem um café/restaurante e você pode ficar dentro ou fora, no deck, curtindo a paisagem.
J√° para irmos embora, decidimos fazer um caminho diferente e pegamos o ferry de Dominńće (perto de Korńćula Town) e fomos at√© Orebińá (na ilha de mesmo nome), que √© bem rapidinho, em torno de 15 minutos.
Passeamos pela cidade, que √© uma fofura e depois atravessamos a ilha at√© a cidade de Trpanj, onde pegamos um outro ferry at√© Plońće (no continente). Esse trajeto levou 1 hora mais ou menos.¬†
Foi um passeio bem legal e eu aconselho muito à fazer pois vale à pena.
Mas falando sobre a ilha, nós ficamos 5 dias e confesso que me arrependi de ter reservado e pago antecipadamente o hotel na Makarska Riviera para os 9 dias restantes. Eu honestamente deveria ter dividido em 7 dias em cada lugar, mas achei que não teria muita coisa para fazer na ilha. Ledo engano!
A ilha é incrível, linda e as fotos e as fotos não fazem jus à beleza do local.
Pupnatska Luka, Korńćula, Cro√°cia
Pupnatska Luka
O Leste é a parte mais conhecida e as praias são as que mais recebem turistas, mas como queríamos ficar em um local não tão turístico, resolvemos ir para o lado oposto e ficamos na cidadezinha de Vela Luka.
E como gostamos muito de explorar os locais que visitamos, pegamos o carro e fomos seguindo umas ruazinhas na costa e foi onde encontramos diversas praias pertinho de Vela Luka, mas que eram completamente isoladas e desconhecidas por√©m de tirar o f√īlego de t√£o lindas.
Mas é claro que também visitamos o sul, leste e norte da ilha, passando por praias paradisíacas.
LoŇ°tura - Poplat, Korńćula, Cro√°cia
LoŇ°tura – Poplat, Korńćula, Cro√°cia
Prapatna, Korńćula, Cro√°cia
Prapatna
Vinańćac, Korńćula, Cro√°cia
Vinańćac
Além do litoral, a ilha também é conhecida por seu vinho delicioso.
Percorrendo os vilarejos fora da costa como Zavalatia, ńĆara, Smokvica, voc√™ encontrar√° v√°rios vinhedos que produzem PoŇ°ip e Grk e na cidade de Peljesac, onde os vinhos tintos Plavac e Dingac s√£o produzidos.
Qualquer lugar que você escolher, você certamente irá desfrutar de uma ótima degustação de vinhos com queijos e azeitonas frescas, azeite de qualidade incrível, pão caseiro, etc.
E se você gosta de aventura e principalmente se gosta de andar de bicicleta, a ilha é um destino ideal para ciclismo ou mountain bike pois possui muitas rotas rurais bem tranquilas e rotas off-road cênicas.
Cycling, Korńćula, Croatia
Apesar de que atualmente n√£o existam rotas propriamente dedicadas ao ciclismo, toda a ilha tem uma estrutura muito boa para andar de bicicleta, com pequenas trilhas no interior, entre os vinhedos e olivais ou ao longo da costa.

DICAS

– A pron√ļncia √© kor-tchu-la
– A maioria dos lugares aceitam cart√Ķes de cr√©dito/d√©bito, mas h√° poucos caixas eletr√īnicos na ilha.
РA tensão é de 220v e a saída é de dois pinos redondos.
– Os supermercados s√£o normalmente o Tommy, Konzum e o Studenac.
– As praias da Cro√°cia n√£o podem ser de propriedade privada, portanto as lajes de concreto podem ser acessadas sem restri√ß√Ķes.

P√īr-do-sol em PriŇĺba, Korńćula, Cro√°cia

Prizba, Korńćula, Cro√°cia
Prizba
Obviamente, como voc√™s podem ver, eu me apaixonei por Korńćula e tenho certeza que voc√™ tamb√©m vai adorar!
E fiquem ligados pois meu próximo post será sobre as praias maravilhosas da ilha…
Um abração e ótimo dia!
Compartilhe:

Deixe seu recado:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *